segunda-feira , 18 dezembro 2017
Home / Brasil / Luta Contra a Aids: quase mil pessoas são atendidas

Luta Contra a Aids: quase mil pessoas são atendidas




O dia 1 de dezembro marca em todo mundo a luta de combate à Aids. Em Campina Grande o Serviço de Atendimento Especializado atende 952 pessoas, sendo 620 homens e 332 mulheres. Em 2017 já foram diagnosticados mais de 100 novos casos de pessoas convivendo com a Aids, que foram encaminhadas para o SAE.

Até o fim do mês de novembro, foram 102 casos novos, sendo 75 homens e 27 mulheres. A metade dos diagnósticos, que corresponde a 52 pessoa, é em jovens entre 20 e 29 anos de idade. “Esses dados mostram o quanto é fundamental continuar trabalhando a conscientização para a necessidade de prevenção, sobretudo entre os jovens, que são os principais atingidos pela doença”, disse o Coordenador de Infecções Sexualmente Transmissíveis de Campina Grande, Silvestre Maia.

Os casos são identificados em função dos testes rápidos que são aplicados no SAE, no Centro de Testagem e Aconselhamento do Centro de Saúde Francisco Pinto, e nas Unidades Básicas de Saúde de toda a cidade. São, em média, mais de 15 mil testes por ano. Os testes de sangue e saliva apresentam o resultado em até 15 minutos.

O SAE foi modernizado e funciona com nova estrutura oferecendo assistência ambulatorial durante o período de melhora clínica de pacientes com HIV, aids e Hepatites Virais, além de acompanhamento psicológico e social, atendimento médico de cinco infectologistas, três assistentes sociais, dois psicólogos, além de enfermeiros. No espaço também é realizada a distribuição de antirretrovirais e medicamentos de prevenção a doenças oportunistas.

No prédio, os usuários e acompanhantes têm banheiros adequados, sala de espera, ambientes com acessibilidade, sanitários adaptados para Portadores de Necessidades Especiais. São dois consultórios, farmácia e salas independentes para cada setor.

 

Da redação – MaisPB
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu Comentário via Facebook

Comentário(s)

Veja Também

Câmara aprova projeto que define atribuições de agentes comunitários de saúde

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (12) proposta que define as atribuições ...

%d blogueiros gostam disto: