quarta-feira , 22 novembro 2017
Home / Cidades / Depois das campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Conceição adere à campanha Novembro Azul

Depois das campanhas Setembro Amarelo, Outubro Rosa, Conceição adere à campanha Novembro Azul


Para a secretária de Saúde municipal, Magnady Lacerda, a próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e a frente do reto. A titular da pasta, disse que o câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, o toque retal. Quando descoberto, 90% dos casos de câncer de próstata têm cura.



A Prefeitura de Conceição e Secretaria da Saúde municipal realizaram as campanhas “Setembro Amarelo e Outubro Rosa”, durante todo o mês de outubro o município realizou varias atividades para alertar as mulheres sobre a prevenção do câncer de mama, agora o município aderiu à outra importante campanha; “Novembro Azul” para conscientizar os homens da importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, com o tema: – um Toque, um Drible.

A campanha acontece em todo o País, com objetivo de orientar os homens com idade de 40 anos, sobre a necessidade de se submeter a exames clínicos e preventivos.

Desde o início de novembro, o prefeito Nilson Lacerda (PSDB) mobilizou todas as secretarias municipais, principalmente a de Saúde, para realização de campanhas educativas direcionadas a saúde do homem, através de palestras, distribuição de informativos e palestras com os médicos das Unidades Básicas de Saúde.

Para a secretária de Saúde municipal, Magnady Lacerda, a próstata é uma glândula presente nos homens, localizada abaixo da bexiga e a frente do reto. A titular da pasta, disse que o câncer pode ser descoberto inicialmente no exame clínico, o toque retal. Quando descoberto, 90% dos casos de câncer de próstata têm cura.

Segundo os especialistas, o toque retal é considerado indispensável e não pode ser substituído pelo exame de sangue ou qualquer outro exame. Caso a doença seja comprovada, o tratamento vai depender do estágio da doença, e pode ser uma cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal, observado pelos médicos.

Na manhã de ontem(08), vários profissionais da saúde de Conceição promoveram na Câmara Municipal uma importante palestra com os médicos da atenção básica do município, todos falaram do preconceito que ainda atingi os homens no momento de se fazer o exame do toque, que é imprescindível para detectar precocemente o câncer. “Apesar de já ter diminuído muito o preconceito entre os homens em relação ao método de identificação da doença com o toque, hoje ainda há muitos que ainda fogem do exame, o que não é bom, pois o câncer de próstata se diagnosticado no início tem grandes chances de cura, sem maiores traumas.”

Além dos profissionais também participaram a Vice-prefeita Nena Diniz, os vereadores Samuel Lacerda, Thallita Meneses, Fidélis de Doca, Dior Sabino e Luis Paulino, secretários da gestão municipal e Padre Milton Alexandre e Narciso.

Durante todo o mês, a coordenação realizará atividades intensificadas em todas as Unidades Básicas de Saúde UBS’s, com palestras que ajudam a tirar dúvidas e reforçam a importância do exame preventivo, além de tentar acabar com o preconceito, que, aliado à falta de informação, leva homens a ignorar as consultas médicas. “É melhor prevenir do que esperar a doença chegar.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia, uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Homens a partir dos 50 anos devem fazer exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários.

 

CONFIRA AS FOTOS: CLIQUE AQUI

 

Da redação – Conceição Verdade
redacao@conceicaoverdade.com.br

Deixe seu Comentário via Facebook

Comentário(s)

Veja Também

Policiais podem paralisar atividades na Paraíba após Assembleia Geral

A Associação dos Policiais Civis de Carreira da Paraíba – ASPOL/PB realizará na próxima terça-feira ...

%d blogueiros gostam disto: